O que e o crescimento secundario das plantas?

O que é o crescimento secundário das plantas?

Crescimento das plantas com origem nos meristemas secundários ou laterais – câmbio vascular e felogénio – de raízes e caules, responsáveis pelo aumento da sua espessura. Os tecidos formados por este tipo de crescimento denominam-se tecidos secundários.

O que é crescimento primário e secundário das plantas?

Em resumo, o meristema primário é responsável pelo crescimento em comprimento da planta — altura e profundidade —, enquanto o me- ristema secundário (e uma parte do primário) promove o crescimento em espessura — alargamento.

Quais plantas apresentam crescimento secundário?

O crescimento secundário também ocorre em muitas plantas não lenhosas, como o tomateiro, o tubérculo da batata, a cenoura ou a batata-doce. Algumas folhas de vida longa também exibem crescimento secundário.

Quais são os câmbios responsáveis pelo crescimento secundário do caule?

Tanto em gimnospermas quanto em angiospermas dicotiledôneas, o aumento em diâmetro do caule e da raiz é devido a um processo de crescimento secundário resultante da atividade de meristemas laterais, chamado de câmbio. O câmbio é o único meristema que forma dois sistemas: o axial e o radial.

O que é o xilema secundário?

O xilema é um tecido de condução encontrado no corpo da planta em crescimento primário e secundário. O xilema é chamado de primário quando é formado a partir do procâmbio (tecido meristemático primário) e é chamado de secundário quando é formado a partir do câmbio vascular (meristema secundário ou lateral).

O que acontece durante o crescimento secundário da raiz?

O crescimento secundário da raiz consiste na formação de tecidos vasculares a partir do câmbio vascular e da periderme, a partir do felogênio. As raízes da maioria das monocotiledôneas, geralmente, não apresentam crescimento secundário.

Como ocorre o crescimento primário das plantas?

Ao nível dos caules, o crescimento primário traduz-se no aumento do comprimento na extremidade caulinar e na formação de ramos, folhas e peças florais. Nas raízes, o crescimento primário conduz não só ao seu crescimento em comprimento como à formação de ramificações. Muitas plantas apresentam apenas tecidos primários.

Quais são os meristemas primários e secundários?

Esse meristema forma o crescimento latitudinal, ou seja, é ele que define a largura e espessura do vegetal. Essa região é formada a partir do tecido primário, que é produto do meristema primário. Os meristemas secundários são o centro (câmbio vascular) ou periferia (felogênio) da raiz ou do caule.

Qual o único grupo de planta que possui crescimento secundário?

As espécies que apresentam crescimento secundário são chamadas de plantas lenhosas.

Quais tecidos podemos encontrar no caule secundário de uma planta?

Estrutura Secundária Como na raiz, a estrutura secundária do caule é formada pela atividade do câmbio vascular, que dá forma os tecidos vasculares secundários, e do felogênio que dá origem ao revestimento secundário – periderme.

Como ocorre o crescimento secundário do caule em Dicotiledônea e em Monocotiledônea?

Estrutura e crescimento secundário O crescimento secundário se dá através do surgimento de novos tecidos vasculares e não vasculares. Estes tecidos secundários são formados a partir da proliferação e diferenciação de células meristemáticas do câmbio vascular e do câmbio da casca, respectivamente.

O que são Protoxilema e Metaxilema?

De um modo geral, o protoxilema é mais simples, formado apenas por elementos traqueais delicados e parênquima. O protoxilema amadurece em regiões nas da planta que ainda não completaram seu crescimento e diferenciação. O metaxilema forma-se a seguir, no corpo primário, ainda em crescimento.

O que é o crescimento secundário das plantas? Crescimento das plantas com origem nos meristemas secundários ou laterais – câmbio vascular e felogénio – de raízes e caules, responsáveis pelo aumento da sua espessura. Os tecidos formados por este tipo de crescimento denominam-se tecidos secundários. O que é crescimento primário e secundário das plantas? Em…