Como organizar a caixa Endodontica?

Como organizar a caixa Endodontica?

Na parte inferior, encaixe para a régua metálica calibradora milimetrada. Os três círculos encontrados na parte superior do lado direito da caixa endodôntica vão acomodar bolinhas de algodão com diâmetros variáveis, espaçadores digitais e instrumentos rotatórios de NiTi, respectivamente.

Quais limas usar na endodontia?

Limas de Endodontia Manual

  1. Limas K. As mais utilizadas para preparar o canal radicular.
  2. Limas Flexofile. Instrumento híbrido derivado das limas K com seção triangular.
  3. Limas K-Flex (Kerr) Haste romboidal.
  4. Limas Flex-R. Instrumento derivado das limas K acordonadas.
  5. Limas K-Colorinox.
  6. Limas C+
  7. Limas C-Pilot.
  8. Limas Triple Flex.

Como colocar Lima para esterilizar?

O meio mais utilizado para a esterilização é a autoclave, pois é altamente efetivo e barato. Encontra-se no mercado nacional organizadores de limas endodônticas Endo-File para autoclavagem que visam agilidade do processo de instrumentação, fácil manutenção e prevenção de contaminação cruzada.

Como identificar as limas Endodonticas?

As limas tradicionais de uso manual podem ser divididas de acordo com três classificações: limas do tipo Kerr, as limas tipo flex e as hedstroem. Visualmente não é possível diferenciar cada uma delas. O que difere é apenas a marcação que existe no cabo.

Como diferenciar as limas K das limas Flexofile?

4.1.2 Lima Flexo-File Apresentam poder de corte maior do que as Limas Tipo K, uma vez que possuem ângulo de corte das espiras mais agudos. Convém ressaltar, que o ângulo de corte da espira é o ângulo do vértice da secção transversal da haste.

Para que serve a Lima Endodontica?

Por meio do processo conhecido como limagem, as limas endodônticas são introduzidas no canal radicular para modificá-lo de alguma forma. As limas endodônticas podem, por exemplo, alisar e retificar a curvatura dos canais radiculares, assim como retificar suas irregularidades ou alargá-los.

Quais são os tipos de limas?

quanto à forma, as limas podem ser chatas, paralelas, de meia-cana, redondas, quadradas ou triangulares, de forma a ajustarem-se à superfície sobre a qual vão trabalhar; quanto ao fim a que se destinam, as limas podem dividir-se em: bastardas, de segundo corte ou murças.

Quais são as limas tipo K?

4.1.1 Lima Tipo K (ou Limas Tipo Kerr) Esses instrumentos que se originaram de hastes de secção quadrangular que, quando retorcidas, apresentam espirais de passo curto, formando um ângulo entre as lâminas e o longo eixo do instrumento de 45 graus.

Como deve ser feita a limpeza das limas?

Métodos de limpeza: As limas foram seguras manualmente pelo cabo e giradas no sentido anti-horário contra uma gaze embebida em álcool 70%, por no mínimo 4 vezes ou até que não se detectasse a presença de detritos a olho nu (FIGURA 3A).

Como esterilizar material de endodontia?

Para ser esterilizado em autoclave, o material rigorosamente limpo e seco deve ser acondicionado em pacotes, os quais devem ser feitos com materiais que permitam a passagem do vapor, o mais recomendado é o papel grau cirúrgico. Antes de ser esterilizado, o material deverá ser embalado e identificado.

Como separar limas de Endo?

Já para as limas endodônticas existe a opção de utilizar uma caixa metálica com furos, comumente chamada de “endobox”, onde as limas podem ser organizadas, além disso, isso facilitará os atendimentos nas clínicas e durante o processo de esterilização.

O que é limas Endodonticas?

Como organizar a caixa Endodontica? Na parte inferior, encaixe para a régua metálica calibradora milimetrada. Os três círculos encontrados na parte superior do lado direito da caixa endodôntica vão acomodar bolinhas de algodão com diâmetros variáveis, espaçadores digitais e instrumentos rotatórios de NiTi, respectivamente. Quais limas usar na endodontia? Limas de Endodontia Manual Limas K.…