Qual habitat da arara-azul-de-lear?

Qual habitat da arara-azul-de-lear?

caatinga
A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) é uma espécie ameaçada de extinção que ocorre exclusivamente na caatinga baiana, na região conhecida como Raso da Catarina. O tráfico de animais silvestres e a destruição do habitat são os principais fatores de ameaça à espécie.

Que categoria a arara-azul-de-lear pertence?

Arara-azul-de-lear

Reino: Animalia
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Anodorhynchus

Por que arara-azul-de-lear?

A arara-azul-de-lear é uma espécie pertencente a família Psittacidae. Seu nome científico é Anodorhynchus leari e em inglês ela é chamada de Indigo Macaw, sendo conhecida também como arara e arara-azul-menor. Ela ganhou seu nome em homenagem ao artista, escritor e explorador inglês, Edward Lear (1812-1888).

Quais são as características da arara-azul-de-lear?

A arara-azul-de-lear é uma ave endêmica de uma região da Caatinga Nordeste da Bahia. É um pouco menor do que a arara-azul-grande e possui uma cauda longa e bico poderoso. A coloração do corpo alterna tons de azul: esverdeado na cabeça e pescoço, desbotado na barriga, e cobalto na parte superior das asas e cauda.

Qual é a curiosidade da arara azul?

Veja, a seguir, algumas curiosidades sobre a arara-azul: A arara-azul pode atingir até um metro de comprimento total (da ponta do bico à ponta da cauda). A arara-azul é a maior espécie do mundo da família Psittacidae. Os filhotes de arara-azul nascem, em média, com 82,7 mm e 31,6 g. As araras-azuis são monogâmicas.

Como é feito o monitoramento das araras do Projeto Arara Azul?

Todos os ninhos cadastrados e instalados pelo Projeto Arara Azul são periodicamente monitorados para verificar a ocupação ou não por araras azuis ou outras espécies. Nesta atividade é necessário escalar a árvores até a abertura do ninho utilizando equipamento e técnicas de alpinismo e rapel.

Quantas araras azul de lear existem?

A espécie vem se recuperando nos últimos anos, graças às ações do seu programa de conservação. Sua população é de cerca de 1

Quais são os hábitos da arara-azul?

São animais com hábitos que chamam a atenção. Elas gostam de voar em pares ou em grupo e nos fins de tarde, se reúnem em bandos em árvores “dormitório”. Dentre suas fontes de alimentação, estão as castanhas retiradas de cocos de duas espécies de palmeira: acuri e bocaiúva.

Por que as araras são tão cassadas?

As araras-azuis são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu habitat natural por conta do desmatamento.

Como vive Arara-azul-de-lear?

Vive na caatinga arbórea do nordeste da Bahia. As aves saem da sua área de repouso, ao amanhecer partindo para as áreas de alimentação distribuídas nos municípios de Paulo Afonso, Santa Brígida, Euclides da Cunha, Monte Santo, Sento Sé e Campo Formoso.

Qual é o bioma da arara-azul?

Pantanal
A arara-azul habita as regiões tropicais, em especial, regiões abertas do Brasil, Paraguai e Bolívia. No Brasil, embora sua população esteja bastante reduzida, são encontradas em diversos biomas, principalmente no Pantanal, onde elas ocupam áreas afetadas pelo homem, assim como bordas de cordilheiras, entre outros.

Qual é a curiosidade da arara-azul?

Qual habitat da arara-azul-de-lear? caatinga A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) é uma espécie ameaçada de extinção que ocorre exclusivamente na caatinga baiana, na região conhecida como Raso da Catarina. O tráfico de animais silvestres e a destruição do habitat são os principais fatores de ameaça à espécie. Que categoria a arara-azul-de-lear pertence? Arara-azul-de-lear Reino: Animalia Classe:…