Qual o tratamento e ou destino do chorume gerado nos patios de compostagem?

Qual o tratamento e ou destino do chorume gerado nos pátios de compostagem?

As alternativas são: tratamento biológico, realizado em lagoas anaeróbias, aeróbias e lagoas de estabilização; tratamento por oxidação, que ocorre por meio da queima e evaporação do chorume; tratamento químico, onde há a adição de substâncias químicas ao chorume.

Quais características deve ter o pátio de compostagem?

A maior parte das iniciativas municipais em compostagem no Brasil restringem-se a pátios centralizados, que recebem resíduos de coleta mista (resíduos orgânicos misturados com rejeitos) ou de apenas alguns grandes geradores de resíduos orgânicos.

Quais as explicações dadas para o uso da compostagem que podem influenciar na futura qualidade do alimento?

Fatores que interferem na compostagem

  • a) Microrganismos: A conversão da matéria orgânica bruta ao estado de matéria humificada é um processo microbiológico operado por bactérias, fungos e actinomicetes.
  • b) Umidade: A presença de água é fundamental para o bom desenvolvimento do processo.

Em que consiste a técnicas de tratamento de resíduos da matéria orgânica denominada de compostagem?

Compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica sob condições controladas de aerobiose, temperatura e umidade, gerando um produto estável (DE BERTOLDI; VALLINI; PERA, 1983), denominado composto ou adubo orgânico.

Qual é o destino da compostagem?

A compostagem diminui o volume do lixo e ainda se transforma em adubo, que pode ser usado em jardins e hortas. É possível fazer compostagem em casa, seja no quintal ou em composteiras residenciais.

Quais são as fases de manejo do lixo numa usina de compostagem?

Fases da compostagem

  • 1ª) Fase mesofílica:
  • 2ª) Fase termofílica:
  • 3ª) Fase da maturação:
  • Organismos:
  • Temperatura:
  • Umidade:
  • Aeração:

Qual o valor ideal da relação c n?

Com isso garante-se que no processo de compostagem, a relação Carbono/Nitrogênio (C/N) inicial ideal é de 25-35:1 e pode ser atingida por meio do uso aproximado de 75% de restos vegetais variados e 25% de esterco.

Quais cuidados devem ser considerados ao realizar compostagem?

As partículas não devem ser muito pequenas para evitar a compactação durante o processo de compostagem, comprometendo a aeração. Por outro lado, resíduos com colmos inteiros retardam a decomposição por reterem pouca umidade e apresentarem menor superfície de contato com os microrganismos (exemplo, colmos de milho).

Quais os fatores que influenciam no processo de compostagem?

O conjunto de fatores condicionantes para o bom desenvolvimento de um sistema biologicamente complexo como a compostagem deve ser balizado por uma série de parâmetros, sendo que cada tipo de material a ser compostado exige uma combinação ótima de umidade, aeração, relação C/N, pH, granulometria e altura de leira.

O que a compostagem produz onde seu produto pode ser utilizado?

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Quais os processo que ocorre durante a compostagem?

A compostagem é um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, fezes de herbívoros, restos de café etc) em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta: o adubo.

Qual o tratamento e ou destino do chorume gerado nos pátios de compostagem? As alternativas são: tratamento biológico, realizado em lagoas anaeróbias, aeróbias e lagoas de estabilização; tratamento por oxidação, que ocorre por meio da queima e evaporação do chorume; tratamento químico, onde há a adição de substâncias químicas ao chorume. Quais características deve ter…